Tributo ao Futuro engaja cerca de 1.400 pessoas e 30 empresas

Conheça os resultados da campanha 2021

Em 2021, a campanha Tributo ao Futuro, que apoia a educação de qualidade para adolescentes da zona rural do Baixo Sul da Bahia, transformou o seu mote em realidade. Com o slogan ‘Unidos pela Educação’, a iniciativa reuniu cerca de 1.400 pessoas físicas (Novonor e fora do Grupo), que doaram cerca de R$ 2 milhões, além de 30 empresas (pessoas jurídicas), que, juntas, contribuíram com cerca de R$ 5,2 milhões. Assim, foram arrecadados no total R$ 7,2 milhões para três escolas rurais que promovem a formação profissional e no Ensino Médio para filhos de agricultores familiares e fazem parte do Programa Social PDCIS, coordenado pela Fundação Norberto Odebrecht.

Estudantes em uma sala de aula. Todos usam máscaras
Mais de 1.400 pessoas apoiaram a Educação com sua doação

A maior parte do valor arrecadado veio da doação de empresas de dentro e fora do Grupo Novonor. “Historicamente, o Tributo ao Futuro sempre teve um foco nas pessoas físicas que faziam parte do Grupo”, explica Adelcio Menezes, responsável por Parcerias e coordenador da campanha na Fundação Norberto Odebrecht. “Mas nos últimos anos, também começamos a traçar estratégias para buscar doações de pessoas jurídicas, ou seja, de empresas. Buscamos e apoiamos a submissão em editais, realizamos parcerias com plataformas com expertise em captação via empresas, e, claro, contamos com a mobilização das próprias Casas Familiares apoiadas”, diz. O resultado foi o engajamento de dez vezes mais organizações do que em 2020.

Mas o apoio dos 1.406 doadores individuais também foi essencial para a arrecadação obtida pela campanha. Em 2021, a maior parte dos Negócios do Grupo Novonor tiveram um maior número de doadores. Além disso, o número de pessoas de fora do Grupo que doaram para o Tributo ao Futuro mais do que triplicou, chegando a quase 12% de todos os doadores individuais: engajamento que reflete o objetivo da campanha. “O mais importante não é o valor da contribuição, mas o apoio que qualquer valor doado dá à formação de centenas de meninos e meninas”, comenta Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação. “Queremos ver cada vez mais pessoas engajadas com essa causa. E a participação de todos, de dentro e fora do Grupo, é essencial para isso”, diz ela.

Voluntários

Em 2021, 10 líderes de cada um dos Negócios do Grupo Novonor se engajaram ainda mais à causa da Educação e aceitaram o convite de se tornarem Embaixadores do Tributo ao Futuro. Nas redes sociais, em reuniões com seus liderados e em conversas com amigos e familiares, os Embaixadores divulgaram a campanha, apresentaram a importância da educação para a juventude rural e facilitaram a doação para os integrantes de suas empresas. Junto a eles, trabalharam também os 10 coordenadores de campanha de cada Negócio, atores já tradicionais dentro da iniciativa.

Dois estudantes têm uma aula prática sobre agricultura.
Nas escolas rurais apoiadas, os jovens aprendem na prática a trabalharem com a agricultura

Além de coordenadores e Embaixadores, outro destaque desta campanha do Tributo ao Futuro foi o apoio de voluntários: 88 integrantes de todos os Negócios do Grupo Novonor, também conhecidos como Agentes do Futuro por seu papel em incentivar doações que mudam a vida de meninos e meninas, se uniram ao time de engajados com a iniciativa. Eles tiveram o papel de apresentar a campanha a colegas, amigos e familiares; explicar as formas de doações; e tornar ainda mais fácil a comunicação entre possíveis doadores e a coordenação da campanha. Além disso, depoimentos de voluntários ganharam destaque em matérias na imprensa sobre a campanha: confira!

Quer ser um voluntário na próxima campanha do Tributo ao Futuro? Envie um e-mail para fundacao@fundacao-no.com e sinalize seu interesse!

Como declarar a sua doação no Imposto de Renda?

O processo de informar a doação em sua declaração é muito simples. Basta acessar o sistema do Imposto de Renda da Receita Federal e clicar na aba ‘Doações efetuadas’. Depois, selecionar ‘Novo’. Após a seleção, escolha o código 40, dos fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, e insira CPNJ do fundo (disponível no recibo de doação enviado pela equipe do Tributo ao Futuro) e valor da doação. Para finalizar, clique em ‘Ok’.

Para ver o passo a passo para a declaração com mais detalhes, clique aqui.