Escolha evidencia conexão entre inovação e a busca por um mundo melhor

2022 é o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A escolha, definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, aconteceu ainda no ano passado e busca homenagear e divulgar o papel fundamental das mais diversas áreas da Ciência – como Física, Biologia, Antropologia ou Matemática – para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A ação de cientistas de todo o mundo está intrinsecamente conectada ao alcance dos 17 ODS. É fácil imaginar, por exemplo, o retrocesso que a falta de vacinas ou de tratamentos de saúde inovadores traria para o Objetivo 3: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; ou os avanços que pesquisas científicas podem impulsionar para garantir o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos, descrição do Objetivo 7 definido na Agenda 2030. No Programa Social coordenado pela Fundação Norberto Odebrecht, o PDCIS, a inovação e tecnologia são uma das seis frentes de atuação, evidenciando a contribuição dessas áreas para o combate à pobreza e a desigualdade.

“Os avanços científicos e a distribuição desses a pessoas de todos os lugares são essenciais para falarmos em desenvolvimento sustentável”, opina Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação. “Por isso o PDCIS também busca fomentar o desenvolvimento de novos produtos e de comercialização na zona rural, além de incentivar a aplicação de tecnologias para aumento de produtividade e disseminação de boas práticas agrícolas e agroecológicas, incluindo a reconversão de áreas em sistemas agroflorestais”, explica ela.

Durante todo o ano de 2022, academias e associações de ciência em todo o mundo realizarão eventos, palestras, reuniões e outras ações para demonstrar conexões como estas para o público em geral. No Baixo Sul da Bahia, as Casas Familiares, escolas rurais que fazem parte do Programa Social PDCIS, também debaterão o tema com os alunos, que estudam para tornarem-se empresários rurais. As instituições localizadas em Nilo Peçanha, Igrapiúna e Presidente Tancredo Neves são membros do Programa de Escolas Associadas da UNESCO desde 2015.

O objetivo do ano comemorativo não é só conscientizar a população sobre a relação entre ciências básicas e os ODS, mas ainda incentivar governos e iniciativa privada a financiarem e apoiarem o trabalho de cientistas em prol do desenvolvimento sustentável. Já em 1º de julho deste ano, acontece a inauguração oficial do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, em uma conferência na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Paris, França.

2018 - 2022. Fundação Norberto Odebrecht. Todos os direitos reservados.