Campanha 2021 do Tributo ao Futuro já começou

A iniciativa contribui para que adolescentes da zona rural tenham uma educação de qualidade

Uma escola não forma estudantes sozinha. Para isso, ela conta com uma grande rede: pais, educadores, parceiros, os próprios adolescentes. E, no caso das escolas rurais apoiadas pela campanha Tributo ao Futuro, também com você, que pode contribuir para essa rede de transformação. Começa hoje (28) a edição 2021 da iniciativa, que reúne recursos para possibilitar que adolescentes da zona rural tenham acesso a uma educação de qualidade. Há 17 anos, essa campanha é coordenada pela Fundação Norberto Odebrecht e engaja a sociedade e integrantes de todo o Grupo Novonor. Este ano, o slogan do Tributo ao Futuro reflete essa conexão. Afinal, estamos todos Unidos pela Educação.

A iniciativa funciona a partir da mobilização de destinações e doações para projetos incentivados via Fundo Municipais da Infância e Adolescência (FIA), que beneficiam as três Casas Familiares Rurais do Baixo Sul da Bahia, parceiras da Fundação na execução do seu programa social, o PDCIS.

O valor arrecadado vai direto para os fundos municipais, que são geridos pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos municípios onde estão localizadas as escolas apoiadas. Após a campanha, elas recebem 90% do recurso captado, enquanto os outros 10% vão para outras instituições menores da região que também desenvolvem projetos para infância e adolescência.

Conheça Patrícia, adolescente que foi beneficiada pela campanha

“Quem mais se esforça, mais cresce, né?”. Foi este pensamento que levou Patrícia Oliveira, 18 anos, que vive na comunidade de Ponte Pedro Nunes, em Taperoá (BA), a estudar na Casa Familiar Agroflorestal. Lá, ela obtém os conhecimentos e apoio necessários para se desenvolver e crescer no campo.

“Entre 14 e 18 anos, nós amadurecemos e temos a noção do que queremos no futuro”.

“Eu sempre fui uma das que mais se interessava pelos estudos, e foi então que eu conheci a Casa e resolvi vir para cá. Aqui eu tive mais conhecimento”, explica. Na escola, ela cursa o Ensino Médio integrado ao curso técnico em Florestas. “Antes eu só tinha uma visão geral sobre como funcionava a agricultura. Mas agora tenho várias orientações de como plantar e crescer no campo, e com isso eu [passei a] orientar meus pais em casa. Quando eles iam plantar alguma coisa e era da forma incorreta, eu ajudava, dizia que não era assim”, conta.

Com o incentivo de seus pais, professores, amigos e seu, que pode ser um doador do Tributo ao Futuro, ela visa alcançar os seus objetivos de vida. “Entre 14 e 18 anos, nós amadurecemos e temos a noção do que queremos no futuro”, diz Patrícia. “E os meus sonhos cresceram aqui”.

Quem pode contribuir?

Qualquer pessoa pode participar da campanha do Tributo ao Futuro. Para começar, basta realizar um cadastro rápido clicando aqui e digitar o valor que deseja doar. Depois, é preciso escolher para qual dos três projetos você deseja contribuir e selecionar a forma de pagamento: cartão de crédito ou boleto.

Após realizar a sua contribuição, você sabia que pode reaver o valor por meio do Imposto de Renda? No Brasil, contribuintes de IR (Pessoas Físicas) que fazem Declaração de Ajuste Anual por meio do formulário completo podem destinar até 6% do imposto a projetos incentivados, a exemplo dos projetos das Casas Familiares.
Ao fazer isso, caso você possua imposto a pagar, o valor direcionado por meio da destinação na campanha do Tributo ao Futuro será abatido do valor total. Já no caso de imposto a restituir, o valor será acrescentado ao montante. Ou seja: a doação que você fizer este ano poderá ser declarada no seu Imposto de Renda de 2022, obtendo assim o benefício fiscal.

Contribua agora e apoie a Educação de centenas de adolescentes!