Fundação avança em agendas para expandir sua atuação

Legado de Norberto Odebrecht e busca por expansão inspiram a instituição na reaplicação do seu Programa Social

Desde 2020, quando sistematizou o seu Programa Social em uma publicação inédita de mais de 500 páginas, a Fundação Norberto Odebrecht vem se relacionando com diferentes agentes para ampliar sua atuação para outras regiões de vulnerabilidades sociais além do Baixo Sul da Bahia. “A expansão do PDCIS sempre foi um desejo de nosso fundador, Norberto Odebrecht. Sem perder a nossa essência, nos colocamos à serviço de gestores públicos, empresas privadas e suas lideranças, investidores e empreendedores sociais para que mais regiões possam ser beneficiadas pelos resultados do nosso Programa Social”, explica Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação.

Rio de Janeiro, Alagoas e outras regiões da Bahia são algumas das regiões para as quais está sendo discutido, junto a interessados, a ampliação do PDCIS. No estado fluminense, por exemplo, a Fundação assinou um memorando de intenções com a Ocyan para abrir caminho a debates para a implementação do Programa Social na região de Macaé, onde a empresa do Grupo Novonor possui atividades. Além disso, vem construindo agendas junto a outros Negócios do Grupo, a exemplo da OR e Braskem, para buscar sinergias e contribuir com a pauta de ESG das empresas a partir da reaplicação do PDCIS.

Programa Social da FNO tem impactos comprovados e pode ser levado a outras regiões

Já em Alagoas, a Fundação Norberto Odebrecht atualmente está em diálogo com demandantes de dois municípios para debater possibilidades de realização do Programa no estado. E a Bahia, onde o PDCIS é atualmente implementado, também traz outras oportunidades de reaplicação: a Fundação já se reuniu com o Secretário e Subsecretário de Agricultura de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, para discutir a expansão do Programa e apoiar a transformação de realidades no município.

O PDCIS reúne resultados de impacto comprovados há quase 20 anos. E esta transformação foi confirmada em um estudo de uma consultoria independente, realizado em 2018, que constatou transformações significativas na vida dos beneficiários. Alguns exemplos são que estas famílias e jovens reduziram sua dependência do Bolsa Família em 65%; incrementaram sua renda; aumentaram a participação na comunidade onde vivem; e se tornaram menos propensos a usar queimadas ou descartar incorretamente o lixo doméstico após ações do Programa. Só no ano passado, cerca de 13 mil pessoas de 178 comunidades do Baixo Sul da Bahia foram impactadas, direta ou indiretamente, por ações do PDCIS.