Comunicação

08h39

Tecnologia a favor da agricultura familiar

OCT passa a usar aplicativo para facilitar assistência técnica a agricultores

Compartilhe
Tamanho do texto

Agricultores familiares assistidos pela Organização de Conservação da Terra (OCT) passaram a contar com mais uma forma de assistência técnica. Isto porque a instituição parceria da Fundação Norberto Odebrecht iniciou o uso do aplicativo ManejeChat, da startup ManejeBem, que conecta produtores e consultores técnicos agrícolas em uma plataforma digital. Até agora, 100 produtores de cacau do Baixo Sul da Bahia apoiados pela OCT já estão usando a ferramenta, enquanto outros 50 já estão cadastrados na plataforma.

O ManejeChat funciona ao criar um canal direto entre o produtor e o consultor técnico, facilitando a comunicação. Na plataforma, é possível entrar em contato com técnicos da OCT para tirar dúvidas sobre produção, obter conhecimento relacionado a conservação da natureza local e acessar registros sobre a colheita. 

José Eduardo Mamédio, coordenador ambiental da OCT, explica como o uso do aplicativo está contribuindo para o atendimento às propriedades. “O aplicativo permite um maior alcance no número de produtores atendidos e diminui os custos com a assistência técnica, ao reduzir a necessidade de deslocamento. Além disso, ele facilita a sistematização dos dados coletados no dia a dia em campo, gerando informações que podem qualificar ainda mais o atendimento”, diz.

Dois homens olham para um celular num ambiente rural
Com o app, a assistência em conservação ambiental e produtiva
prestada pela OCT pode alcançar mais produtores



O acesso a assistência técnica é historicamente difícil para pequenos agricultores no país. Diante desta realidade, o uso do aplicativo colabora para que a assistência em conservação ambiental e produtiva prestada pela OCT chegue a mais produtores – e funcione melhor para quem já é assistido. Os benefícios são não só ambientais, mas também para a valorização da produção agrícola. Segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE, 2017), estabelecimentos de agricultura familiar que recebem apoio técnico têm um aumento de 3,6 vezes no valor bruto da sua produção em comparação com o dos estabelecimentos não-apoiados.  

Caroline Pimenta, diretora de operações da ManejeBem, relata que ao facilitar o atendimento, o aplicativo ajuda muito o agricultor. “Quem usa o ManejeChat diz ter melhoras na produtividade e mais suporte para enfrentar os desafios da comercialização, por exemplo”, diz. Para ela, as inovações tecnológicas devem sempre ser usadas a favor dos produtores familiares. “A tecnologia acompanha a agropecuária a todo momento. O problema é que a agricultura familiar ficava à parte desse desenvolvimento tecnológico. Então nossa ideia era justamente levar a tecnologia às pequenas colheitas”, conta. 

O ManejeChat já atende a cerca de 600 agricultores na Bahia e em outros estados do país. Com o uso do aplicativo, a OCT apoia a inovação e o uso de tecnologias para a produção agrícola sustentável e a inclusão tecnológica para quem vive no campo. Saiba mais sobre como a tecnologia pode ser usada a favor do desenvolvimento territorial sustentável aqui. 
 

Newsletter
Receba nossas novidades
Basta informar seu nome e melhor e-mail.
preload
2018 - 2021. Fundação Norberto Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital