Novos empreendedores rurais

104 jovens se formam nas três Casas Familiares parceiras da Fundação Norberto Odebrecht no Baixo Sul da Bahia

Mais de 100 jovens plenamente capacitados e engajados para promover o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Este foi o saldo das formaturas das três Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, que ocorreram no mês de maio e marcaram a formação de 104 estudantes nos cursos de Ensino Médio integrados aos técnicos em Florestas, Agropecuária e Agronegócio. Devido à necessidade de isolamento social diante da pandemia, as cerimônias aconteceram de forma online pela primeira vez na história das Casas.

Entre os formandos, 35 finalizaram seus estudos na 10ª turma da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I); já 36 se formaram na 7° Turma da Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (CFAF); e outros 33 se graduaram na Turma 13 da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN). Além dos próprios jovens, participaram das transmissões o corpo docente, os pais dos estudantes e representantes da Fundação Norberto Odebrecht, da rede PEA UNESCO e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Um print de uma reunião online, com alguns jovens olhando para sua câmeras.
Na CFAF, 36 jovens se formaram técnicos em Florestas

A formatura da CFAF aconteceu na última sexta-feira (28). Durante o evento, a oradora da turma, Emanuele de Matos, deu um discurso emocionado a seus colegas. “Enfim nos deparamos com nossa formatura, momento em que exaltamos a nossa maior conquista. Sabemos que não foi fácil, mas tivemos a dádiva de sermos filhos de pais dedicados e que apostaram em nosso futuro. Tivemos professores empenhados em nos ajudar da melhor forma. Por isso, levaremos como lição que somos, sim, capazes de realizar tudo aquilo que desejamos”, falou.

Já na cerimônia realizada pela CFR-PTN, no último sábado (29), Fabio Wanderley, superintendente da Fundação, desejou boa sorte aos formandos na nova etapa. “Que vocês continuem sendo referências para as comunidades em que estão inseridos, levando conhecimento e uma visão empreendedora para o campo, sempre com respeito ao meio ambiente”, disse. Ele ainda parabenizou a Casa pelo excelente trabalho em formar os jovens. “A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves em breve vai completar 20 anos de atuação garantindo uma educação de qualidade, e forma agora mais uma turma preparada e qualificada para a vida”, completou.

Enquanto isso, a primeira formatura realizada, da CFR-I, no dia 14 de maio, contou com uma fala elogiosa da assessora pedagógica da CFR-I, Tailã Mendes. “Esse é um momento inesquecível na vida de vocês. Vocês marcaram e continuam marcando história na CFR-I. A partir de agora, vocês serão profissionais e devem honrar este título. A responsabilidade é grande para a comunidade, para a propriedade de vocês e para o Baixo Sul da Bahia”, disse. E completou: “cada um de vocês desenvolveu habilidades incríveis neste período. Por isso, continuem fazendo a diferença onde vocês estiverem”.

Saiba mais sobre como o PDCIS, programa social da Fundação Norberto Odebrecht, incentiva a educação para o desenvolvimento sustentável.