Conheça a publicação “Como implementar o PDCIS”

Documento apresenta a sistematização da tecnologia social da Fundação Norberto Odebrecht

Em setembro de 2020, a Fundação Norberto Odebrecht divulgou a publicação “Como implementar o PDCIS”, documento que apresenta a sistematização de uma tecnologia social de impactos comprovados – e, com isso, a possibilidade de reaplicação do PDCIS em outros contextos de desigualdades sociais.

Por meio do programa social PDCIS, a Fundação contribui para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável. Segundo Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação na Fundação, a instituição está pronta para prestar consultoria técnica e apoiar gestores públicos, empresas privadas e investidores sociais interessados em implementar a tecnologia social. “Criado em 2003, o PDCIS fortalece a agricultura familiar respeitando a vocação das comunidades beneficiadas para alavancar crescimento econômico com inclusão, em harmonia com o meio ambiente. Há quase 20 anos, nosso programa social está em andamento no Baixo Sul da Bahia e pode ser reaplicado em outros contextos de desigualdades”, afirma.

A publicação “Como implementar o PDCIS” está disponível em duas versões: de reaplicação, com acesso mediante senha para aqueles interessados na reaplicação da tecnologia social. Esta versão traz a sistematização na íntegra, incluindo a abertura do passo a passo de todas as práticas e os documentos de trabalho que apoiam sua aplicação; e de visibilidade, com acesso livre. Essa versão apresenta o conteúdo sem a abertura do passo a passo e os documentos de trabalho.

Conheça abaixo a estrutura da publicação:

•    Documento em PDF interativo com links internos e externos, fotos, referências e curiosidades;
•    Apresentação sobre o momento atual da Fundação Norberto Odebrecht;
•    Guia de leitura para facilitar o acesso e entendimento da publicação;
•    Módulo conceitual que concentra a história da instituição, o legado de Norberto Odebrecht e conceitos importantes como protagonismo juvenil e governança participativa;
•    Módulo programático, no qual são apresentadas 28 práticas realizadas no âmbito do PDCIS. Este módulo é composto por:

• Introdução conceitual das práticas, relacionando-as ao contexto global;
  • Quadro explicitando a relação de cada prática com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
  • Fluxograma com os passos a serem implementados;
  • Informações importantes de equipe necessária, requisitos legais, tempo estimado e público-alvo; e
  • Passo a passo explicando como fazer (disponível apenas na versão de reaplicação, com acesso mediante senha).

•    Referências bibliográficas utilizadas na produção do documento;
•    Anexos e apêndices, com documentos necessários para implantação das práticas (disponíveis também apenas na versão de reaplicação);
•    Glossário; e
•    Créditos das fotos e pessoas entrevistadas para a publicação.

Quer conhecer? Acesse aqui para a versão de visibilidade ou entre em contato com a equipe da Fundação Norberto Odebrecht para aquisição da versão de reaplicação – fundacao@fundacao-no.com