Veja a história de Clécia de Jesus

Adolescente é beneficiada pelo PDCIS, Programa Social que recebe as doações da campanha do Tributo ao Futuro

Para Clécia de Jesus, desenvolver seus primeiros negócios no campo significa se tornar uma jovem empreendedora e independente. Aos 16 anos, a adolescente cursa o 3º ano do Ensino Médio na Casa Familiar Agroflorestal (CFAF), escola rural parceira da Fundação Odebrecht na realização do PDCIS, Programa Social da instituição.

Por meio do Tributo ao Futuro, é possível contribuir para a formação de adolescentes como Clécia

Na escola, Clécia aprende toda base curricular exigida pela Secretara de Educação e pelo Ministério da Educação com aulas teóricas e práticas voltadas à realidade do campo. Influenciada pelo irmão a ingressar na CFAF, a adolescente conta que o ensino de qualidade foi o que a motivou a participar do processo seletivo da escola. “A entrada na Casa Familiar despertou em mim o desejo de permanecer no campo e aprender novas práticas para melhorar cada dia mais as nossas vidas”, conta.

Na comunidade da Liberdade, no município baiano de Nilo Peçanha, Clécia mora com a família e cultiva cacau, cupuaçu, banana, guaraná, cravo e hortaliças. Recebendo uma educação técnica aplicada à agricultura, a jovem está se capacitando e implementando novos manejos nas áreas produtivas da família. “Por ser filha de pequeno agricultor, considero que estudar na Casa Familiar foi uma das minhas melhores decisões. Aprendi novas práticas agrícolas e passei a dar mais valor à minha realidade”, afirma a estudante.

Na CFAF, Clécia estuda seguindo o modelo da Pedagogia da Alternância: uma semana em tempo integral na escola, com aulas práticas e teóricas, e duas semanas na propriedade da família, aplicando o que aprendeu e compartilhando conhecimento com sua comunidade. Em 2020, no entanto, com a pandemia do novo coranavírus, a jovem precisou se adaptar à quarentena e ao estudo remoto. “Minha família está cumprindo a quarentena, de forma correta, e torcendo para isso tudo passar”, explica.

“Estou realizando minhas atividades em casa e as minhas ações multiplicadoras têm sido feitas com a minha família. A CFAF está sendo essencial nesse momento de pandemia, pois os professores estão dando todo auxílio aos alunos e estão sempre de prontidão para tirarem as dúvidas”. Além do apoio para seguir realizando as atividades educacional, Clécia também recebeu cestas básicas, álcool em gel, máscaras e kits de higiene para ajudar a enfrentar o período de pandemia. Doados pela Fundação Odebrecht e por suas instituições parceiras, os itens vêm contribuindo para que a família siga combatendo a Covid-19.

Para a jovem, construir seu futuro é também possibilitar que outras pessoas possam alcançar o crescimento. “Quero poder ser uma referência para outros agricultores da minha região”, aspira Clécia. “Meu maior sonho é me tornar uma agricultora, poder ajudar no desenvolvimento da minha comunidade e construir uma associação”, planeja.

Clécia é uma das adolescentes beneficiadas pelo Tributo ao Futuro. Você pode fazer uma doação em qualquer valor para a campanha e contribuir para a formação dessa jovem. Clique aqui e participe!