Evento em homenagem a Norberto Odebrecht discute caminhos para o desenvolvimento nacional

Em 09 de outubro, data que o fundador do Grupo Odebrecht faria 100 anos, UFBA realiza evento on-line com palestras sobre engenharia, construção civil e tecnologia social.

Nos últimos 70 anos, o Grupo Odebrecht e a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) construíram uma sólida parceria – desde a identificação de jovens talentos contratados pelo Grupo até a execução de importantes obras para a Universidade. Reforçando essa relação de troca, a Escola Politécnica e a Odebrecht S/A promovem no próximo dia 09 de outubro, sexta-feira, o Dia Odebrecht.

Realizado de forma virtual pelo canal Poli TV, no YouTube, o evento faz parte das comemorações pelo centenário de Norberto Odebrecht, fundador do Grupo, e acontece justamente na data em que o engenheiro completaria 100 anos. “Aos 18 anos, Norberto Odebrecht iniciou sua carreira como estudante de engenharia da Escola Politécnica da UFBA. A universidade despertou nele o desejo por inovação, a descoberta de talentos e a capacidade técnica que foi sua marca a vida toda. Com o Dia Odebrecht, buscamos homenagear a história de Norberto Odebrecht e inspirar jovens estudantes e recém formados na área”, afirma Marcelo Gentil, responsável por Comunicação e Relações Institucionais na Odebrecht S.A. para o Nordeste.

Norberto Odebrecht
Evento homenageia o centenário de Norberto Odebrecht

Para a diretora da Escola Politécnica da UFBA, Tatiana Dumêt, a parceria empresa-universidade é importante para o desenvolvimento dos futuros engenheiros. “A boa formação de engenheiros deve considerar não só a visão técnica, mas também a humana. O papel do engenheiro é conhecer as necessidades do presente e procurar antever os desenvolvimentos do futuro, se colocando a serviço da sociedade e promovendo a cultura e a qualidade de vida”, resume Dumêt.

Com programação das 9 às 12h30, o evento terá palestras de executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, profissionais de renome da área de engenharia, discutindo temas como inovação, construção civil, sustentabilidade e tecnologia social. Mais do que uma oportunidade de debater sobre inovações no mercado, o Dia Odebrecht é também uma forma de apresentar aos jovens talentos da universidade o lado social e o legado deixado pelo empresário e líder educador. “Norberto Odebrecht foi um visionário e um homem que tinha o desejo de contribuir para a construção de uma sociedade mais harmônica, responsável e com igualdade de oportunidades para todos. Por meio da Fundação Odebrecht, instituição que criou em 1965, ele impactou significativamente a vida de centenas de famílias. Hoje, nós seguimos mantendo vivo seu sonho de proporcionar o desenvolvimento sustentável”, explica Fabio Wanderley, superintendente da Fundação Odebrecht que apresentará no evento a tecnologia social construída por Norberto.

O Dia Odebrecht é uma realização da Escola Politécnica da UFBA e da Odebrecht S/A, com apoio da OEC, OR e Fundação Odebrecht, e será transmitido gratuitamente pelo canal Poli TV - clique aqui para acessar.

Programação completa:

Papo de abertura (20 minutos)

• Tatiana Dumêt, diretora da Escola Politécnica da UFBA
  • Luís Edmundo Campos, presidente licenciado do CREA-BA
  • Antonio Carlos Laranjeiras, presidente da Academia de Engenharia da Bahia
  • Henrique Paixão, diretor da OEC

Palestra Desenvolvimento Nacional (30 minutos)

• Tema: A engenharia e o desenvolvimento nacional
  • Palestrante: Raul Ribeiro, diretor de país/Brasil da OEC

Palestra Infraestrutura (30 minutos)

• Tema: Engenharia da construção: obras de grande porte
  • Palestrante: Luiz Roberto Chagas, engenheiro, escritor e ex-integrante do Grupo Odebrecht