Fundação Odebrecht sela parceria inédita de inovação

Instituição busca pela melhoria da gestão da produção da Coopatan, cooperativa parceira da Fundação na realização do PDCIS, via projeto de inovação Ocyan Waves

Visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável da zona rural do Baixo Sul da Bahia, a Fundação Odebrecht firmou parceria inédita com a Ocyan, empresa do Grupo Odebrecht, para participar do Ocyan Waves, iniciativa de inovação aberta, que visa aproximação com o ecossistema de startups, na busca de soluções para melhoria dos processos. Com apoio da Innoscience, consultoria de inovação corporativa, serão buscadas startups que possam, por meio da tecnologia, aprimorar a gestão da produção da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), parceira da Fundação na realização do PDCIS.

Com reuniões virtuais, projeto teve início em julho

Plataforma de inovação lançada em 2019 e reconhecida por diversas premiações nacionais no ramo, o Ocyan Waves contribui para o crescimento e desenvolvimento de negócios, resolvendo desafios de forma eficiente e inovadora. De acordo com Nir Lander, responsável por Pessoas, Comunicação, Tecnologia e Administrativo na Ocyan e membro do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, essa plataforma pode trazer ainda mais valor para o PDCIS. “Considerando que temos um programa estruturado de inovação aberta, enxergamos oportunidades que podem agregar valor ao PDCIS por meio de tecnologia aplicada aos desafios enfrentados pelos jovens no campo, buscando a otimização de processos, redução de custos, profissionalização da gestão e atração de novos parceiros que acreditam na causa”, afirma.

Para Fabio Wanderley, superintendente da Fundação Odebrecht, a parceria inédita voltada à inovação com o apoio da Ocyan reforça a estratégia da instituição em promover o desenvolvimento territorial sustentável a partir de frentes de atuação integradas e sinérgicas, como a inovação e tecnologia aplicada à zona rural. “Estar nesse projeto ao lado da Ocyan, nossa parceira dentro do Grupo Odebrecht, é muito relevante. A partir da tecnologia, entendemos ser possível otimizar a forma como as instituições do PDCIS trabalham, a exemplo da Coopatan. Com isso, ganhamos força junto aos parceiros comerciais e podemos conquistar resultados ainda mais impactantes para os produtores rurais que trabalham junto à cooperativa”, explica.

Fabiano Souza, responsável pelo Ocyan Waves na Ocyan, reforça que tem sido um ótimo momento compartilhar experiências com a Fundação e apoiá-la em sua jornada de inovação. “Mais do que nunca, inovação e tecnologia são o caminho para conduzir as organizações para este novo futuro conectado e integrado. A conexão com o ecossistema de startups é uma forma de inovar, resolvendo ‘dores’ da organização, agregando tecnologia, ampliando produtividade, reduzindo custos e consequentemente aumentando a sua eficiência”, comenta Souza.

Com previsão de conclusão em dezembro de 2020, o projeto de inovação vai impactar diretamente os mais de 300 agricultores familiares associados à cooperativa e suas respectivas famílias. Para a Coopatan, buscar por novos processos significa “intensificar o apoio para o planejamento dos cultivos, controle de remessa para a cooperativa, rastreamento e consequentemente melhores condições de comercialização”, pontua Juscelino Macedo, Presidente da Coopatan.

Há 20 anos, a cooperativa sediada no município baiano de Presidente Tancredo Neves, na zona rural do Baixo Sul da Bahia, promove o desenvolvimento econômico para centenas de agricultores. Com bons resultados alcançados – apenas no primeiro semestre, foram produzidas mais de 330 toneladas de alimentos e a instituição registrou um faturamento superior a R$ 9 milhões –, a Coopatan evidencia que o modelo do cooperativismo pode dar certo quando existe o comprometimento dos associados e as condições necessárias para produção agrícola.