Integrantes do Grupo Odebrecht compartilham suas lembranças sobre Norberto Odebrecht

No ano do centenário do fundador do Grupo Odebrecht, integrantes relembram histórias e ensinamentos passados pelo empresário

Para Norberto Odebrecht, ser um líder é, antes de tudo, ser educador e formador de equipes. “Um líder tem que ser capaz de interpretar, compreender, praticar e orientar os deveres da vida, expressos na tese de que todos os seres humanos, em todo o mundo, estão convocados a participar do esforço de recuperação e manutenção das condições de vida saudável na Terra”, dizia.

Integrantes do Grupo falam sobre os ensinamentos de Norberto Odebrecht

Reconhecido como um homem à frente do seu tempo, Norberto Odebrecht inspirou pessoal e profissionalmente diversas pessoas ao longo de sua vida, entre elas, integrantes do Grupo que fundou. “Dr. Norberto era apaixonado pelo trabalho e por formar as pessoas. No final da década de 90, tive o privilégio de interagir com ele quando eu era Jovem Parceiro (trainee). Um dia ele me pediu o meu Programa de Ação (PA), pois queria analisar e comentar. Dias depois, ele voltou com o meu PA todo rabiscado, sentou comigo e a primeira frase que falou foi: ‘esse não é um PA digno de um empresário dessa Organização’. A partir daí, foi incrível a dedicação dele em me explicar todos os erros conceituais daquele PA. Não somente o aprendizado, mas o entusiasmo com que ele me explicava ficaram marcados para sempre na minha carreira e na minha vida”, conta Americo Bartilotti, diretor do setor de Embalagens e Bens de Consumo na Braskem.

Para Soraia Santiago, gerente de riscos responsável por Seguros de Pessoas na Horiens, a liderança pelo exemplo é um dos maiores legados deixados pelo visionário. “Suas experiências tão bem traduzidas em seus livros, nos inúmeros depoimentos ao longo de sua carreira, em seu dia a dia. Seus pequenos grandes gestos de disciplina, de humildade, de educação pelo trabalho, de serviço ao próximo, tão bem exercidos em tradução à nossa Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). No chegar religiosamente cedo ao escritório, no cumprimento sempre simpático e, independentemente de quem, indispensável aos Integrantes de sua Organização. Na gentileza em segurar a porta do elevador, em sorrir e ter sempre um assunto a mão para os poucos instantes de informalidade em que pude disfrutar de sua presença”, diz Soraia.

A admiração dos integrantes do Grupo por seu idealizador é um dos destaques das homenagens do centenário de Norberto Odebrecht – se vivo fosse, ele completaria 100 anos em outubro de 2020. Para comemorar a data, a Fundação Odebrecht, com apoio da Odebrecht S.A., segue promovendo uma campanha que rememora os principais marcos da vida de Norberto. O orgulho dos integrantes frente à figura do empresário se manifesta por meio de depoimentos marcantes. “Admirava a sua simplicidade no dia-a-dia, nos pequenos gestos. Quando alguém entrava no mesmo elevador que Dr. Norberto estava, por exemplo, ele perguntava o andar que a pessoa estava indo, para apertar o botão, e segurava gentilmente a porta quando chegasse a hora da pessoa sair. Lembro também que maçã era sua fruta predileta, e que, quando chegava o horário do lanche, todos que estivessem na sala dele recebiam um prato com a fruta e uma faquinha. São exemplos pequenos, mas que trazem o espírito de servir e a generosidade de um grande líder e ser humano”, comenta Denise Placido, integrante da área de sustentabilidade na Fundação Odebrecht.

Confira, no site especial do centenário de Norberto Odebrecht, mais mensagens de integrantes do Grupo e profissionais cujas vidas foram influenciadas pelos ensinamentos do líder educador.

Assista também ao vídeo abaixo e conheça as páginas de um livro que Norberto Odebrecht não escreveu com palavras: escreveu pelo exemplo!