Casas Familiares de Igrapiúna e de Presidente Tancredo Neves comemoram aniversário

Instituições de ensino técnico fortalecem a educação na zona rural do Baixo Sul da Bahia

Mesmo diante do cenário desafiador provocado pela pandemia da Covid-19, as Casas Familiares parceiras da Fundação Odebrecht na realização do seu Programa Social, o PDCIS, não deixaram de comemorar seus anos de atuação em prol da educação de qualidade no Baixo Sul da Bahia. Com um ensino contextualizado à zona rural, as instituições utilizam como metodologia a Pedagogia da Alternância, na qual os alunos passam uma semana na escola em período integral, com aulas teóricas e práticas, e duas semanas nas propriedades de suas famílias, aplicando os novos conhecimentos.

Para celebrar seus 13 anos, a Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) reuniu virtualmente, no dia 30 de julho, o Presidente Harison Yogo, o Diretor Francisvaldo Roza, o educador Perivane Santos, além de membros do poder público e parceiros da instituição, representados por Leandro Ramos, Prefeito de Igrapiúna; Jayme Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente; Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação Odebrecht; Joana Almeida, do Programa de Escolas Associadas da Unesco, além de alunos, educadores e famílias que acompanharam a live pelo YouTube.

Aniversário da CFR-I foi comemorado de forma digital

“Hoje eu venho aqui agradecer por esse projeto de educação de qualidade para o campo que ensina o aluno a valorizar a si mesmo e tudo o que está em seu entorno, olhando para um futuro ainda melhor. São muitos os jovens que se formaram na CFR-I e que trilharam uma história de sucesso”, afirmou o prefeito de Igrapiúna. Ubirajara Swinerd, Diretor das Plantações Michelin da Bahia, enviou um depoimento em homenagem à CFR-I. “Temos muito orgulho de participar desse projeto desde o início e contribuir para manter nossos jovens no campo”, afirmou.

Já a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) comemorou seus 18 anos, completados em 2 de agosto, com o lançamento de seu perfil no Instagram e uma série de depoimentos de pessoas que marcaram a história da instituição, a exemplo de Ivanete Santos, monitora da CFR-PTN. “Fui aluna e falo em nome de todos os colaboradores, alunos e jovens formados. Me sinto muito honrada em fazer parte dessa história e desejo que a escola continue firme com sua missão de promover o crescimento e desenvolvimento dos jovens rurais”, disse.  “Contar a história das Casas Familiares é também contar uma parte importante da história da Fundação Odebrecht. A qualidade da formação, o cuidado e atenção com seus alunos devem ser um exemplo para outras instituições do nosso país. E isso é revertido em resultados transformadores para os jovens, suas famílias e comunidades de influência”, ressaltou Fabio Wanderley.

CFR-PTN comemorou aniversário com o lançamento de um perfil no Instagram
CFR-PTN comemorou aniversário com o lançamento de um perfil no Instagram. Clique na imagem para conferir!