CFR-PTN implanta aplicativo de gestão pedagógica

A partir da CFR Web, instituição de ensino utiliza tecnologia digital para modernizar acompanhamento escolar dos alunos

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) implantou em 2019 um sistema informatizado de acompanhamento dos jovens em formação. Chamada CFR Web, a ferramenta concentra informações como dados pessoais, notas de avaliações e produtividade no campo, tornando o processo de gestão pedagógica mais dinâmico, rápido e realizado em tempo real.

Instituição que faz parte do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), iniciativa coordenada pela Fundação Odebrecht, a CFR-PTN oferta a adolescentes da zona rural do Baixo Sul da Bahia o curso de Agropecuária. Sob a metodologia da Pedagogia da Alternância, os estudantes passam uma semana em período integral na escola, com aulas teóricas e práticas, e duas nas propriedades das suas famílias, onde aplicam os conhecimentos adquiridos e os compartilham com suas comunidades.

jovens agricultores protagonistas usando tecnologia da escola rural
Valdemar Santos (centro) compartilhando as funcionalidades do sistema para os colegas em formação

Deraldo Nascimento, educador responsável pela CFR Web, explica que a ferramenta é essencial para acompanhar em “tempo real” a vida escolar e representa uma inovação tecnológica para a CFR-PTN. “A Casa Familiar precisa monitorar resultados como a quantidade de Ações Multiplicadoras  que um aluno faz e o número de pessoas que ele vem impactando, avaliar seu nível de oralidade, leitura e escrita etc. Eram informações que já tínhamos em documentos de Word e planilhas manuscritas, mas começamos a administrar a partir dessa tecnologia digital, com a qual conseguimos ter uma visão geral do jovem e fazer uma gestão mais estratégica do seu desenvolvimento”, pontua.

Formas de acesso

Segundo Nascimento, a ideia para a criação da CFR Web surgiu em 2015. Após as fases de planejamento e programação, começou a ser utilizada em 2019 por um grupo-teste formado por dez alunos. A expectativa da Casa Familiar é que, até o fim de julho, os demais matriculados já estejam gradativamente tendo seu perfil acadêmico cadastrado.

Educadores e discentes têm permissões distintas na ferramenta, que é organizada em duas plataformas. Pelo computador, a partir do navegador, os professores inserem conteúdos relativos ao acompanhamento dos educandos. Estes, por sua vez, apenas as consultam pelos desktops, não podendo compartilhar diretamente informações.

Já a partir de um aplicativo de celular, os jovens podem enviar dados como fotos ou declarar uma atividade que fizeram em suas propriedades. “Quando o estudante entra no aplicativo, aparecem na tela todos os seus registros pedagógicos. É ainda permitido ao aluno declarar se acabou de realizar uma adubação ou poda nos seus cultivos, por exemplo”, reforça Nascimento.

Valdemar Santos, que cursa o 3º ano na CFR-PTN, já está conectado na CFR Web. “Desde que comecei a usar, achei muito interessante. Como eu utilizo bastante o celular quando estou em minha propriedade, o aplicativo acabou facilitando e deixando mais prático compartilhar com os professores os dados sobre a minha área produtiva”, comenta.

Thales Lima, educador do 1º ano da Casa Familiar, reforça os benefícios da ferramenta, que aumenta o potencial de tomar decisões de forma mais assertiva a fim de contribuir para a formação das turmas. “Todas as informações estão automaticamente no sistema. Isso torna mais prático e rápido para nós sabermos o que está acontecendo com aquele jovem, tanto na parte pedagógica quanto da produtiva”, salienta.