Cfaf é reconhecida com Prêmio ODS Brasil

Entre mais de mil inscritos, Casa Familiar Agroflorestal foi premiada na categoria “Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão”

No dia 13 de dezembro, a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf) foi reconhecida com o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil. Selecionada entre mais de mil inscritos, a Cfaf – escola de Ensino Médio integrado ao técnico apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) – recebeu o 2º lugar na categoria “Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão” em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

“é a confirmação de todo um trabalho que fazemos na Cfaf, nas comunidades do Baixo Sul da Bahia e na educação dos jovens. Tornar nossas ações conhecidas em âmbito nacional é a melhor gratificação que poderíamos receber e, hoje, já somos uma referência em boas práticas que contribuem de forma efetiva para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em todo o País”, afirmou Rita Cardoso, diretora da Casa Familiar que coordenou a inscrição do case: “Educação emancipadora e ações multiplicadoras nas comunidades rurais do Baixo Sul”. “Conquistas como essas tornam visível a realização das ações multiplicadoras e o que elas representam dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com a orientação dos educadores, os estudantes abordam com suas famílias e demais agricultores temas relacionados com esses objetivos”, acrescentou Rita.

Rita Cardoso, Diretora da Cfaf, com o troféu e o certificado da premiação

Com o resultado, a Cfaf passa a fazer parte de um banco de práticas que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Lázaro Rodrigues, assessor pedagógico, reforça que o Prêmio ODS Brasil representa uma conquista significativa que vai além dos muros da Casa Familiar. “é um prazer para nós e um sentimento de dever cumprido. A premiação é da comunidade e de todas as pessoas que contribuem para que esse sonho permaneça vivo, que é trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável, da formação humana e, acima de tudo, de contribuir para a transformação social do nosso país”.

O evento de premiação contou com a presença de ministros, representantes da ONU e membros da sociedade civil.  “Estamos valorizando a contribuição de pessoas e de entidades que se dedicam ao cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável no Brasil. Homens e mulheres que trabalham para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Eliseu Padilha, ministro chefe da Casa Civil, em discurso lido em nome de Michel Temer, Presidente da República.

Vencedores da edição 2018 do Prêmio ODS Brasil

Cfaf em destaque

Além do Prêmio ODS Brasil, a Casa Familiar também foi destaque em duas categorias do II Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar 2018, realizado em novembro em Salvador (BA), pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia.

No Simpósio, a Cfaf apresentou dois trabalhos acadêmicos na categoria de debates Eixo I: “Difusão da apicultura através da formação técnica de jovens educandos da Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia visando inclusão socioprodutiva e geração de renda familiar”, que ficou em 1º lugar, e “Biodiversidade nociva e funcional associada à Laranja Bahia em sistema agroflorestal no território do Baixo Sul da Bahia”, que foi premiado em 3º.

Trabalho da Cfaf com jovens do Baixo Sul foi reconhecido em outros prêmios importantes

A Cfaf também recebeu, em dezembro, o prêmio “Tecnologia Social” pela Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia. Na categoria “Extensão e Assistência Técnica”, a escola obteve o 1º lugar com a tecnologia “Quintais Agroecológicos: Inclusão Socioprodutiva de Jovens das Comunidades Rurais do Baixo Sul da Bahia” certificado e premiado como tecnologia social.

Para Natalino dos Santos, 21, ex-aluno e hoje estagiário da Cfaf na área de apicultura, premiações como as recentemente recebidas são motivo de orgulho. “Vemos que a escola se torna conhecida e os prêmios abrem portas para projetos novos. Cada um de nós, jovens formados e em formação, contribuímos um pouco para essa conquista. é muito importante que outras pessoas vejam o trabalho que a Cfaf faz para formar adolescentes e possibilitar que eles vivam no campo”.