Retrospectiva: relembre os principais marcos da Fundação Odebrecht em 2018

Dentre as ações desenvolvidas, instituição renovou parcerias, comemorou 30 anos de escolha da sua missão e realizou avaliação de impactos do seu programa social

Novas parcerias, participação em fóruns e congressos internacionais e fortalecimento do seu programa social foram alguns dos destaques da Fundação Odebrecht em 2018. Junto com as instituições que executam o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) – Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Organização de Conservação da Terra (OCT) e Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) -, a Fundação teve um ano de grandes realizações, tendo o trabalho de Avaliação de Impactos do PDCIS como sua principal entrega.

“Foi um ano de grandes desafios e importantes entregas que reforçam nosso compromisso com a ética, integridade e transparência. Nos empenhamos em criar oportunidades para que jovens possam viver no campo, ao lado de suas famílias, com qualidade de vida”, afirma Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação.

Atuação em rede

Estande da Fundação Odebrecht no Encontro Nacional PEA Unesco​​​​

No ano de 2018, a Fundação Odebrecht comemorou os 30 anos de escolha de sua missão  e fortaleceu ainda mais sua relação com o terceiro setor. Em abril, a instituição participou do 10º Congresso do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), em São Paulo (SP), onde discutiu, em mesa temática, sobre a importância do investimento social privado em educação, com ênfase na educação no campo. Em setembro, foi anfitriã do Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Salvador (BA). E, em novembro, esteve no 6º Fórum Brasil áfrica, na capital baiana, evento que reuniu lideranças mundiais para falar sobre empoderamento juvenil. Durante o Fórum, Cristiane Nascimento, responsável por Sustentabilidade na Fundação, apresentou palestra sobre o PDCIS e a formação de jovens protagonistas.

As instituições apoiadas no Baixo Sul da Bahia também estiveram em debates relevantes. Em março, Elaine dos Santos, jovem formada pela CFR-PTN, falou sobre sua história de protagonismo no campo no 13º Fórum Social Mundial, em Salvador (BA). E, em setembro, a Coopatan foi para a Itália participar do Terra Madre Salone del Gusto, evento que reuniu agricultores, chefs, acadêmicos e jovens de 150 países para discutir sobre cultura alimentar, desenvolvimento sustentável e como produzir alinhando técnicas tradicionais e novas tecnologias.

Crescimento conjunto

Foram muitas as parcerias firmadas e renovadas. Em março, a Mitsubishi Corporation reafirmou por mais três anos seu compromisso com o PDCIS. O acordo de cooperação resultou, em maio, em uma visita dos executivos da Mitsubishi ao Baixo Sul da Bahia.

Rita Cardoso, Diretora da Cfaf, recebe troféu do Prêmio ODS Brasil

A Cfaf conquistou bolsas de iniciação científica para Ensino Médio ofertadas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em outubro. No mesmo mês, a CFR-PTN recebeu o apoio da Fundação Banco do Brasil para a implantação de Projetos Educativos-Produtivos (PEPs) para jovens do 1º e 2º ano. E a OCT iniciou uma parceria com a Braskem para recuperação de 112 nascentes do Rio Oricó, no Baixo Sul.

No mês de agosto, a Cfaf foi selecionada para receber em 2019 o apoio do Criança Esperança. A Casa recebeu ainda o 2º lugar no Prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil na categorial “Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão”. Outros resultados impactantes foram alcançados em 2018 graças ao apoio de quem participou da campanha do Tributo ao Futuro em 2017. Com os recursos captados no ano passado, 316 alunos das Casas Familiares puderam continuar sua formação e mais de cinco mil pessoas foram direta ou indiretamente beneficiadas.

Transparência

A Fundação Odebrecht e organizações executoras do PDCIS reforçaram em 2018 uma atuação pautada na ética, integridade e transparência. Em outubro, a Fundação realizou com seus Integrantes um Ciclo de Treinamentos, trazendo capacitações em temas como processos financeiros, contábeis e fiscais da instituição, com discussões sobre Conformidade e Governança.

O compromisso com a transparência foi materializado na publicação dos seus resultados para a sociedade: em junho, por exemplo, divulgou o Relatório de Desempenho 2017 – A Caminho da Sustentabilidade, com prestação de contas para acionistas, poder público, parceiros, Integrantes e beneficiários. E ampliou sua presença nas redes sociais, chegando aos 300 mil seguidores no Facebook e lançando seu canal no LinkedIn.

Um dos pontos mais marcantes de 2018 para a Fundação Odebrecht, no entanto, foi o trabalho de Avaliação de Impactos do PDCIS. Realizada por uma consultoria especializada e com base em uma metodologia científica estruturada para identificar e qualificar os resultados, a Avaliação comprovou os significativos impactos sociais, ambientais e econômicos do PDCIS na região do Baixo Sul da Bahia.

Acompanhe a Fundação nos canais sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) e fique por dentro de mais novidades sobre a instituição!

Avaliação comprovou os significativos impactos sociais, ambientais e econômicos do PDCIS ​​​​​​