Compromisso com o futuro
Exposição propôs modelo de Alianças Cooperativas Estratégicas como exemplo para tornar possível a sustentabilidade no Baixo Sul, além de levantar novas discussões sobre políticas públicas no Brasil
15 de junho de 2012
Exposição propôs modelo de Alianças Cooperativas Estratégicas como exemplo para tornar possível a sustentabilidade no Baixo Sul, além de levantar novas discussões sobre políticas públicas no Brasil
15 de junho de 2012
Encontrar formas para suprir as atuais necessidades da humanidade sem comprometer o futuro das próximas gerações configura o que se entende por sustentabilidade. E este tema é o cerne das discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro (RJ). Para contribuir com os debates, no dia 14 de junho foi realizada uma exposição sobre o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apresentando suas ações e principais resultados. É o caso das Alianças Cooperativas Estratégicas, um modelo de desenvolvimento aplicado no interior do Estado da Bahia que integra a formação de jovens da zona rural com a geração de trabalho e renda para produtores do campo.
Ministrada por Joaquim Cardoso, Presidente do Conselho Deliberativo da Organização de Conservação de Terras (OCT), instituição ligada ao PDIS, a palestra também trouxe provocações sobre a readequação das políticas públicas no Brasil para que projetos saiam do papel e sejam colocados em prática. “Isso demanda a atuação conjunta entre os poderes constituídos local, estadual e federal, entendendo que deve haver um alinhamento permanente e dinâmico entre todos”, explicou Joaquim. A exposição fez parte da programação da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, do Turismo e do Meio Ambiente; Bruno Mariani, Presidente do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio); Alice Watson, Consultora em Comunicação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur); Cecília Fonseca, da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e Coronel Feitosa, representando o General Enzo Martins Peri, Comandante do Exército Brasileiro. Ainda participaram jornalistas de várias partes do mundo e professores de universidades brasileiras.
O evento
A Rio+20 marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e deverá contribuir na agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Lideranças de governos e instituições do Brasil e do Mundo vêm participando das discussões que são norteadas por dois temas principais: a economia verde e erradicação da pobreza, e a estrutura institucional, ambas integradas ao contexto da sustentabilidade.
Acompanhe a programação da Rio+20 em www.rio20.gov.br/eventos
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!