Base para a prática da cidadania
Instituição apoiada pela Fundação Odebrecht contribui para fortalecer a vida cidadã no Baixo Sul da Bahia tendo a TEO como base de sua filosofia de trabalho
23 de maio de 2016
Instituição apoiada pela Fundação Odebrecht contribui para fortalecer a vida cidadã no Baixo Sul da Bahia tendo a TEO como base de sua filosofia de trabalho
23 de maio de 2016
Há 12 anos, a mobilização cidadã no Baixo Sul da Bahia vem sendo fortalecida por intermédio do Instituto Direito e Cidadania (IDC). Focada em oferecer acesso à justiça e à educação para a cidadania, a instituição, que integra o Programa PDCIS, tem como base de sua filosofia de trabalho a Tecnologia Empresarial Odebrecht, cultura disseminada e compartilhada por meio da Fundação Odebrecht.
A TEO é uma filosofia de vida concebida por Norberto Odebrecht centrada em educação e trabalho. Valoriza a disposição para servir, a capacidade e o desejo de evoluir e a vontade de superar metas. Para a Diretora Executiva do IDC, Maria Celeste Pereira, a TEO torna singular a atuação da instituição. “Eu costumo associar os resultados do IDC e a imagem que construímos aos ensinamentos da TEO”, conta. A Mediadora Comunitária do IDC, Joína Oliveira, reforça que a vivência profissional fica mais fácil quando há a associação com os princípios da TEO. “A gente vê nas pessoas oportunidades e que podemos fazer a diferença em suas vidas. Isso para mim é o Espírito de Servir”, diz.
Segundo Graciela Mends Ribeiro Reis, Vice-Presidente de Organização & Governança da Fundação Odebrecht, mais importante do que o repasse de recursos às instituições que apoia, como o IDC, a transferência dessa tecnologia empresarial é a base para oportunizar a verdadeira transformação social. “O grande diferencial das nossas ações está em não só prover incentivo financeiro, mas compartilhar os valores da TEO e a nossa visão corporativa, transformando esses recursos em resultados impactantes e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirma. “Aprendemos a fazer juntos, a trabalhar em parceria, a construir para a coletividade, com um objetivo comum de criar as bases sólidas para a prática da cidadania, que compreende o exercício de deveres e a garantia de direitos”, reforça Maria Celeste ao relatar a constante troca de informações e práticas com a Fundação.
Atualmente, o IDC é uma das instituições executoras de projetos apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro, da Fundação Odebrecht, e possui três frentes de atuação: Atendimento ao Cidadão, Educação para a Cidadania e Inclusão Socioprodutiva. Em 2015, aproximadamente 6.900 atendimentos foram realizados e 650 pessoas capacitadas por meio de formações.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!