Saiba mais sobre a atuação da Fundação Norberto Odebrecht!

Nossa missão é educar para vida, pelo trabalho, para valores e superação de limites.

Quem é a Fundação Norberto Odebrecht?

Somos uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada por Norberto Odebrecht em 1965.

Nossa finalidade básica é contribuir para o combate à pobreza e à desigualdade visando a construção de uma sociedade mais responsável, harmônica, solidária e com igualdade de oportunidades para todos.

Com 55 anos de história, nos inspiramos no legado de nosso fundador, tendo como base uma filosofia de vida pautada na educação e no trabalho - a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), sistematizada em uma série de livros escritos por Norberto Odebrecht. Você sabia que pode adquirir os livros da TEO? Conheça!

Como a Fundação Norberto Odebrecht atua?

Nós contribuímos para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável por meio do PDCIS, nosso programa social, com ações em seis frentes integradas que visam o combate à pobreza e à desigualdade: educação para o desenvolvimento sustentável; conservação ambiental; desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; cidadania e governança; e coesão e mobilização social.

Com o PDCIS, unimos forças no combate à pobreza e à desigualdade mobilizando poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Essa governança participativa é fortalecida pelo nosso trabalho em parceria com organizações da sociedade civil dos locais onde atuamos. Juntos, assumimos um compromisso para que jovens e suas famílias possam viver no campo em harmonia com o meio ambiente.

Contribuímos dessa forma para a superação dos desafios regionais e globais. Juntamo-nos ao crescente número de organizações e instituições que integram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) à sua estratégia. Fazemos isso buscando a erradicação da pobreza, em todas as suas formas e dimensões, por meio da educação do jovem para a produzir no campo usando racionalmente e protegendo os recursos naturais, buscando também fortalecer as bases da cidadania.

Conheça as bases que norteiam nosso trabalho!

A Fundação Norberto Odebrecht e o protagonismo juvenil

O termo protagonismo juvenil é um patrimônio do Terceiro Setor. Essa é uma filosofia formativa que ajudamos a criar e que permeia todas as nossas ações.

No ano de 1988, elegemos a educação do jovem como foco de nossa atuação. Essa decisão foi motivada pelo fato de que, à época, essa parcela da população era crescente no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as décadas seguintes trariam um boom de pessoas entre 15 e 29 anos, representando a maior parte da população nacional. Era preciso, então, pensar em políticas públicas voltadas para os jovens.

A partir do momento em que direcionamos nossas ações para esse público, constatamos a importância de estimular a juventude como fonte de liberdade, formando pessoas responsáveis, conscientes e participativas.

Hoje, seguimos tendo o jovem como nosso principal foco de atuação, entendendo seu potencial de influenciar positivamente sua família e comunidade, sendo protagonista para a construção de um futuro mais sustentável.