Lançamento da campanha Tributo ao Futuro 2025 reforça a cultura da doação
A Fundação Norberto Odebrecht (FNO) deu início, no dia 30 de setembro, à sua campanha de arrecadação de recursos Tributo […]
1 de outubro de 2025
A Fundação Norberto Odebrecht (FNO) deu início, no dia 30 de setembro, à sua campanha de arrecadação de recursos Tributo […]
1 de outubro de 2025
A Fundação Norberto Odebrecht (FNO) deu início, no dia 30 de setembro, à sua campanha de arrecadação de recursos Tributo ao Futuro, em um webinar que reuniu mais de 80 pessoas para discutir o tema “Cultura da Doação e do Voluntariado no Grupo Novonor”. O evento contou com a participação de Carol Farias, Coordenadora de Marketing do Prosas e ex-líder do movimento Dia de Doar, Cristiane Nascimento, Diretora da FNO, e Jaque Almeida, Coordenadora de Parcerias e do Tributo ao Futuro na Fundação.
Em sintonia com as celebrações dos 60 anos do braço social do Grupo Novonor, cujo mote é “Servir é a nossa história”, a edição 2025 do Tributo ao Futuro adota o lema “Servir é a nossa raiz”, reforçando a tradição de solidariedade e engajamento que marca sua trajetória. “É muito pertinente o tema da campanha esse ano, porque precisamos promover, cada vez mais, a cultura da doação no Brasil.”, afirmou no webinar Jaque Almeida.
Além do propósito coletivo, Cristiane Nascimento, também destacou o valor pessoal que a solidariedade proporciona. “Às vezes pensamos que só quem ganha é quem recebe a doação ou a ação de voluntariado. Mas, muitas vezes, quem está fazendo o movimento está ganhando muito mais como ser humano”, disse. Carol Farias reforçou a importância do engajamento contínuo. “Vamos abraçar uma causa, vamos confiar que existe um espaço em que as pessoas conseguem fazer o melhor uso do nosso dinheiro e do nosso tempo”, declarou.
O Tributo ao Futuro
Criado há 21 anos, a campanha Tributo ao Futuro apoia a formação do ensino médio integrado ao técnico para adolescentes da zona rural nas Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia, escolas parceiras da FNO. Nessas instituições, cerca de 350 adolescentes são beneficiados diretamente todos os anos, com benefício indireto a mais de 30 mil pessoas do território. Em 2024, a campanha arrecadou R$ 4,5 milhões, com a contribuição de 1.542 pessoas físicas e jurídicas.
Ao longo de sua história, milhares de jovens romperam ciclos de vulnerabilidade e construíram novas perspectivas de vida no campo graças a esse apoio. “Estamos diante de um projeto que de fato promove mudança na vida das pessoas. Vemos um modelo de educação que funciona, vemos jovens sendo estimulados a se desenvolverem”, comentou no chat do webinar Cristiano Oliveira da Silva, integrante da Odebrecht Engenharia & Construção, voluntário e doador da causa. E o depoimento de Jeferson de Jesus, estudante da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I), ratificou essa visão: “Na minha turma, várias pessoas tiveram suas vidas e visão de mundo transformadas. Muitos pensavam em sair da zona rural e hoje querem ficar como sucessão da família e ser a próxima geração do campo. A contribuição de cada pessoa para o Tributo ao Futuro é uma maneira de continuar esse processo.”
Uma das grandes vantagens do Tributo ao Futuro é a possibilidade de o doador receber um benefício fiscal, ou seja, contribuir sem custo adicional além do imposto de renda devido. Isso porque os projetos apoiados são incentivados pelos Fundos Municipais da Infância e Adolescência (FIA), reconhecidos pela Receita Federal. Os recursos são destinados diretamente a esses fundos, passando ainda pela gestão dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, que garantem autonomia para que os municípios desenvolvam ações em prol da juventude.
“Quando mobilizamos uma campanha como essa, estamos apoiando a política pública do nosso país. Estamos apoiando para que os municípios tenham recurso para desenvolver trabalhos que visem melhorar as condições de vida da região”, explicou Jaque Almeida. Cristiane Nascimento completou: “Um único movimento nosso, a destinação do imposto de renda ou uma doação, pode interferir na desesperança que, porventura, permeie a vida dos adolescentes atendidos pela campanha. Ao apoiar esses jovens, a gente pode honrar o futuro na vida de milhares de pessoas.”
Com sua campanha de 2025, a Fundação Norberto Odebrecht reafirma que doar é um ato de servir, e que esse gesto continua sendo a raiz da transformação social promovida no Baixo Sul da Bahia. Saiba mais e contribua em tributoaofuturo.com. Para assistir o webinar de lançamento, clique aqui.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!