Organização de Conservação da Terra contribui para a conservação da Mata Atlântica
Instituição apoiada pela Fundação Odebrecht já recuperou mais de 8.300 hectares de área no Baixo Sul, desde 2012
19 de maio de 2015
Instituição apoiada pela Fundação Odebrecht já recuperou mais de 8.300 hectares de área no Baixo Sul, desde 2012
19 de maio de 2015
Na Bahia, a Organização de Conservação da Terra (OCT) atua na área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, localizada na região do Baixo Sul, que tem 171 mil hectares e está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica. Apoiada pela Fundação Odebrecht, suas ações buscam promover a conservação do solo, da flora, da fauna e revitalizar os recursos hídricos locais.
Para isso, a instituição tem estimulado três iniciativas:
• Conservação Ambiental: desenvolvimento de serviços ambientais e fortalecimento dos recursos naturais, o que contribui para sustentar a vida no planeta. Nesse contexto, a OCT coordena programas (como o Carbono Neutro Pratigi) que recuperam nascentes, favorecendo a capacidade hídrica da região. Além disso, orientam tecnicamente os agricultores sobre o planejamento e regularização das suas propriedades.
• Conservação Produtiva: incentivo a culturas agrícolas de baixo impacto ambiental, estimulando o reflorestamento e a ocupação da propriedade com cultivos que contribuam para manter o equilíbrio do ecossistema.
• Planejamento Ambiental: identificação de áreas com aptidão para culturas de baixo impacto, pesquisa em biodiversidade e planejamento do território (comunidades ou APAs), de forma a orientar a produção agrícola sustentável na região.
Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio, onde são gerados cerca de 70% do produto interno bruto do Brasil. é ainda quem regula o fluxo dos mananciais hídricos, assegura a fertilidade do solo, controla o equilíbrio climático e suas paisagens oferecem belezas cênicas, além de preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.
Ainda assim, uma pesquisa divulgada em 2014, pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, aponta um aumento de 9% no desmatamento desta região no período de 2012-2013, em relação ao biênio anterior. Nos últimos 28 anos, a Mata Atlântica perdeu o equivalente à área de 12 cidades de São Paulo – a taxa anual de desmatamento é a maior desde 2008. Atualmente, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares.
A OCT faz parte do Pacto de Governança da Fundação Odebrecht, através do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), que atua no Mosaico de áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia – região com 11 municípios, onde vivem 285 mil pessoas. O Programa, coordenado pela Fundação Odebrecht, promove a educação, geração de trabalho e renda, com cidadania e respeito ao meio ambiente e une esforços dos Governos Federal, Estadual e Municipal, da iniciativa privada e da sociedade civil. O objetivo é tornar a região próspera, de forma socioeconômica e ambientalmente sustentável.
O PDCIS busca construir oportunidades para os jovens e suas famílias desenvolverem seus cultivos nas comunidades em que vivem, tudo em harmonia com a conservação do meio ambiente. Por isso, a OCT orienta tecnicamente os agricultores locais para a realização de um manejo adequado dos cultivos e a conservação da água. Desde 2012, mais de 8.300 hectares de área foram conservados, 1.000 famílias atendidas e 68 nascentes recuperadas.
Sobre a Fundação Odebrecht
A Fundação Odebrecht, uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela Organização Odebrecht, completa 50 anos em 2015. Desde que foi criada, a Fundação Odebrecht tem como foco contribuir para a formação de uma população estruturada em unidades-família, responsável pelo próprio desenvolvimento sustentável. Sua missão é educar para a vida, pelo trabalho, para valores e superação de limites.
A Fundação foca no desenvolvimento do jovem e sua família para a criação de soluções em conjunto com as comunidades locais, com base nas suas potencialidades e necessidades. A essência das ações está baseada nos princípios, conceitos e critérios da Tecnologia Empresarial Odebrecht, com foco na educação e no trabalho, que valoriza capacidades do ser humano, como a disposição para servir e o desejo de evoluir.
Deseja ser parceiro dos
nossos projetos, realizar uma
doação ou contratar nossa consultoria técnica?
Mande uma mensagem
agora mesmo!